quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Trilha Sonora

Bom, esse é o primeiro "post" do blog e resolvi começar pela parte que une os 2 temas principais desse blog, a música!

O que seria dos jogos sem música? Qual o impacto da música na experiência do jogo?

Nos filmes, dá pra se ter uma noção mais exata, pois a trilha sonora ajuda o autor a expressar os sentimentos que ele quer passar para o público. Veja só o que uma trilha sonora inadequada pode causar:




Pois é, agora imaginem o Mario sem o famoso "pã rã pã, pã rã pããã pã!". Então, já que falamos nisso, o pioneiro nas trilhas sonoras de jogo foi Koji Kondo, japonês (bom, com esse nome, ucraniano é que ele não era) que foi o primeiro contratado pela Nintendo para se dedicar exclusivamente a desenvolver músicas para jogos. Ele começou fazendo músicas para fliperama, mas foi quando a Nintendo lançou seu console, o NES (Famicom, oooooou Nintendinho), que ele pode revelar o seu talento, criando a imortal trilha de Super Mario Bros.



No vídeo, Koji Kondo, tocando suas criações para o Mario 1.


Sonic


O Sonic, concorrente direto de Mario de Koji Kondo, também sempre apresentou uma boa trilha sonora, que complementava a sensação de liberdade e velocidade que o game sempre imprimiu.
Mas foi apenas no terceiro jogo da franquia que veio a revolução. Quer dizer, a tentativa. A Sega, anos após o desenvolvimento do jogo Moonwalker, resolveu convidar Michael Jackson para desenvolver a trilha sonora do terceiro jogo da série, mas quando a trilha estava em seus momentos finais, estourou a acusação de pedofilia contra o rei e com o escândalo, a desistência de lançar a trilha de sua autoria. Pelo lado de Michael, o argumento é que o resultado final não teria ficado bom o suficiente, então ele teria desistido, mas na internet correm os boatos de que algumas músicas criadas por ele não teriam sido substituídas, ou apenas ligeiramente alteradas.



Esse vídeo mostra uma parte de Jam que estaria na trilha de uma fase e uma outra trilha que seria a música Who Is It acelerada. Para ver mais similaridades é só digitar "michael jackson sonic 3" no Youtube.


Zelda Ocarina of Time - Koji Kondo again!

Esse jogo foi um verdadeiro marco na história do videogame. O Nintendo 64, não tão bem sucedido, trazia para nós um jogo com gráficos incríveis (para a época), uma trilha sonora espetacular e uma jogabilidade dinâmica, ingredientes que tornaram desse jogo um clássico. Nem preciso dizer que já zerei esse jogo umas 10 vezes, né?

Aí vão algumas músicas para se ter uma noção:







São apenas três exemplos, mas você não só ouve belas músicas como aprende a tocá-las em sua ocarina, assim como pode tocar qualquer música que conseguir, cada botão/combinação é um acorde diferente e você pode tocar livremente. Exemplo:




Assim como Mario, a trilha sonora de "The Legend of Zelda - Ocarina of Time" também foi composta por Koji Kondo, um "underrated" artista. Está presente em nossas vidas há muito tempo de forma marcante e quase ninguém sabe de sua existência.

Aqui fica um grande obrigado ao Koji Kondo, ao Michael Jackson e todos os outros compositores que passaram despercebidamente em minha (nossas) vida(s).

E para encerrar, unindo Sonic e Zelda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário