quinta-feira, 29 de abril de 2010

Punk Rock e Católico, Pode Arnaldo?

Muitas pessoas acham, ou apenas dizem brincando, que rock é coisa do capeta. E o que dizer do Punk Rock então? O som pesado, com visual agressivo? Música dos marginalizados.

Porém, o que no Brasil parece uma união obrigatória, o Punk e a Anarquia nem sempre andaram juntos e o Punk Rock não nasceu como um som politizado. Apesar de já ter havido bandas com intenções e estilos parecidos, quem instrumentalizou o Punk Rock, como estilo musical e tudo, foram os Ramones. Sem intenção de fazer apologia política, essa conotação só foi tomada depois que os nova-iorquinos cruzaram o mar e encontraram uma Londres sedenta por mudanças, com jovens interessados em protestar. Daí surgiram Sex Pistols e The Clash, falando sobre Anarquia e Política.

Mas não foram todas as bandas que apareceram depois que resolveram utilizar-se do Punk Rock como instrumento de crítica política e/ou social. Com o sucesso do Pop-Punk no início dos anos 90, o Punk se desmarginalizou, passando a ser som de jovens, principalmente, skatistas. Muitas bandas trazendo letras e clipes bem-humorados (nada que os Ramones já não fazia).

Uma dessa bandas, do início dos anos 90, conhecida como MxPx, é declaradamente cristã, todos os seus membros são cristãos. Mas isso não influência diretamente na maior parte de suas letras, que tratam geralmente sobre relacionamentos, a única música que eu saberia falar de cabeça é "You make me, me" aonde a letra diz:

"These days so few seem to have faith
In the son of man and in his grace
I feel your breathe upon my face
As you replace, my broken wings"

entre outras coisas.

Os caras do MxPx não querem ser taxados como Gospel e acho até justo, pois não se trata de música religiosa, mas sim de caras religiosos que possuem uma banda.

Quando eu ainda estava afastado da igreja, meu irmão me apresentou um CD de uma banda chamada The Flanders, uma banda de Punk Católico, músicas como o de qualquer banda de Punk/Hard Core, mas essa sim com letras cristãs, letras bem humoradas falando de problemas como drogas, falta de fé, entre outros problemas. Se bem que nesse último trabalho deles de 2009, ficou aquela coisa "ou Deus ou uma mulher", mas tudo bem.

Muita gente vincula a imagem de Cristão a fanatismo, a falta de modernidade, a idosos, a coisa de pessoa "sem informação", inculta, quando na verdade tem muitos cristãos (assim como eu) que são incluídos digitalmente, possuem twitter e afins, visitam blogs, têm discernimento dos fatos, são cristãos não por "obrigação social" mas por escolha própria. Eu conheço a história "podre" da Igreja Católica, mas preferi interpretar os fatos com uma outra ótica, mas como a discussão aqui não é essa não vou me alongar nesse ponto.

Há muita gente ainda dentro da própria igreja que não apoia essas bandas, mas acho que nós, jovens, merecemos ouvir músicas compatíveis com nossa idade e gosto pessoal, pois então, eu tenho que ouvir as mesmas músicas que a minha mãe ouve?

Tem uma outra banda que eu conheci através de um programa de TV, chamada A.U.B. (Anjos da Última Batalha), mas essa aí é mais emo. O que me agradou mesmo foram as letras, que não são do tipo "ou Deus ou uma mulher", são mais diretas. Quem quiser, conhecer a banda, Link.

Mas voltando ao questionamento do título do post, pode ser punk e católico ao mesmo tempo? Pode!

Muita gente relaciona o fato de ser católico ao fato de abdicar de qualquer coisa "diferente", o que não é verdade. Eu acredito que a religião é algo que se vive mais internamente do que externamente, na verdade, você deve vivê-lá internamente e externar o que há dentro de você e não fazer coisas para parecer "certinho", mas sem nenhuma intenção verdadeira internamente.

Fora isso, há a associação do Punk a algo "dumal", que hoje em dia deveria ser um tabu completamente superado, mas não é.

Como já disse o Papa João Paulo II, não precisamos deixar de ser jovens, de aproveitar as coisas boas da vida, só precisamos distinguir o que é curtir a vida do que é a libertinagem desenfreada que o mundo apregoa como "curtir a vida".


Links úteis:
Banda Beatrix (uma espécie de Pitty católica)
Banda Beatrix fala sobre ter atitude (cristã)!
Banda Nazarenos HC
Site Fé e Som (tipo um My Space para bandas católicas)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

E se os jogos de hoje fossem lançados em 8-bits?

O jogo Call of Duty: Modern Warfare 2 não faria parte da série Call of Duty, e sim da série Contra!

Fiz 2 montagens ai só para imaginar como seria o jogo:

A abertura de como seria esse incrível jogo!


Assim seria a favela do Rio de Janeiro!!

Hahahahaha já pensou se fosse verdade?

terça-feira, 6 de abril de 2010

segunda-feira, 5 de abril de 2010

iCade - a melhor brincadeira de primeiro de abril!

Já pensou poder jogar aquele fliperama bacanudo na telona do seu iPad bacanudo? Pois é, o pessoal do ThinkGeek pensou e pregou essa peça no primeiro de abril. Na verdade eu não gostei muito do iPad inicialmente, o iPodão Touch não me encantou, talvez até me encantasse mais se essa brincadeira fosse verdade.... a ideia é boa, vai falar que não? #ficadica hein apple!

Link do original no ThinkGeek: http://www.thinkgeek.com/stuff/41/iCade.shtml